Ajuda

Nós procuramos, nesse tutorial, tornar o mais símples possível o nosso objetivo, que é lhe esclarecer sobre todas as funcionalidades do nosso portal. Porém, se você não encontrou o que procura ou ficou com alguma dúvida no tocante a algum assunto aqui exposto, envie a sua dúvida através do formulário de contato, que teremos o maior prazer em ajudar.

Ao acessar o fuxicar.cearacultural.com.br você direcionado para a página de login, onde você poderá acessar a sua página ou criar uma conta, caso ainda não tenha se cadastrado. Vamos então às explanações de cada módulo do portal:

Login / Criar uma Conta:

Login

As credenciais para acessar a sua página e seus dados é o e-mail e a senha que você cadastrou ao criar a sua conta. Essas credenciais poderão ser alteradas por você na página do seu Perfil. A página de login apresenta dois formulários: Login e Criar Conta (que você verá logo em seguida), além de um menu específico. O menu possui os seguintes itens:

Menu

- Ajuda: essa página;
- Política: página contendo todos os Termos de Política de Uso e Privacidade;
- Feedback: página com um formulário para você entrar em contato com a nossa equipe;
- Convidar: trata-se de uma forma de você convidar pessoas do seu WhatsApp para se cadastrar.
O formulário de login apresenta, além do e-mail e da senha, uma opção para você autorizar o cearacultural.com.br guardar as suas credenciais em cookies para tornar mais fáceis os seus acessos futuros. Se você marcar essa opção ao fazer o login, o sistema fará o seu check-in automaticamente quando você entrar no endereço https://fuxicar.cearacultural.com.br/. Apresenta também um link para você solicitar um lembrete se você esqueceu a sua senha.

Login

Para Criar uma Conta use o formulário que se encontra logo abaixo do formulário de login que, além de bem simples, lhe dá toda a segurança necessária no que se refere aos seus dados. Nenhum documento é solicitado. Somente informações básicas para identificar o seu perfil, além dos dados das credenciais de acesso. Para completar o cadastro do seu pet, será necessário acessar a página de Perfil onde você poderá adicionar dados de acesso, você poderá completar seu cadastro na pagina do perfil.

Algumas observações são importantes para você, tais como:
- Nomes: procure caprichar no estilo quando for digitar o nome. Ao invés de digitar tudo minúsculo ou maiúsculas, é bem mais elegante digitar somente as primeiras letras com maiúsculas (exemplo: "Francisco José da Silva" ao ivés de "francisco jose da silva" ou "FRANCISCO JOSE DA SILVA");
- Senha: o sistema diferencia letras minúsculas, maiúsculas, cedilha e acentos. Então, "Assunção", "assuncao", "assunção" e "ASSUÇÃO" são vistas como quatro informações completamente diferentes na hora de, por exemplo, fazer uma busca no banco de dados.

Página Principal:

Home

Após ter as credenciais de acesso verificadas ao fazer o login, você será redirecionado para a sua página Principal. Essa página apresenta a situação atual, além de alguns serviços oferecidos gratuitamente pelo nosso portal, como a troca de Mensagens, também serão motivo de avisos nessa página, além de serem impressos no menu geral. Dois itens sempre são os primeiros a aparecer nessa página: "O que você está Pensando?é o link para você publicar as novidades na sua linha de tempo. "Minhas Publicações" é a página que mostra as suas publicações e as ações referente a cada publicação, como quem Curtiu, Amou, Comentou ou Compartilhou uma publicação sua. Essa página e todas as demais apresentam um menu geral baseado na situação dos seus dados, ou seja, se existem notificações, se alguém enviou uma mensagem, etc. Veja o menu geral completo abaixo:

Menu

O menu será montado de acordo com a situação de pendências nos seus dados. Se existem Notificações, o item Notificação irá aparecer no menu. Se existe alguma Mensagem aguardando a sua resposta, o item Mensagem irá aparecer no menu. Porém, os itens Home, Perfil, Buscar e o botão Comunidade sempre estarão presentes. O que são cada item do menu e outros links da página principal, iremos ver na sequência.

O que você está pensando?

Postar

A página de publicação é, sem dúvida, o módulo mais importante do portal, pois é, através dela, que você vai alimentar a linha de tempo, através de publicações em forma de somente textos, textos com uma imagem capturada da câmera do computador ou do celular (self), textos com uma imagem obtida de uma pasta do computador ou celular, textos com um vídeo obtido de uma pasta do computador ou celular ou texto com um vídeo do YouTube (URL ou Link do vídeo do YouTube).

Linha do Tempo:

Publicações

A Linha do Tempo é a página onde são mostradas todas as Publicações. É essa página que será mostrada para todos que lhe visitarem. Então, quando for feita uma Busca ou alguém que pertence à sua Comunidade clicar no botão Ver será redirecionada para essa página onde poderá ver as suas publicações e tomar uma atitude com relação a cada uma delas como Curtir, Amar, Comentar ou Compartilhar na Linha de Tempo dela.

Mensagens:

Mensagens

O serviço de Mensagens permite que você se corresponda com um amigo através de mensagens de texto, imagem ou áudio gravado por você diretamente no microfone do computador ou do celular. Todo o diálogo entre você e um determinado amigo permanecerão guardados no seu banco de dados por tempo indeterminado até que você ou a outra parte do diálogo Encerre a conversa, finalizando o diálogo apagando TODAS as Mensagens desse Diálago. Ao ser avisado que existe(m) Mensagem(ns) em aberto e clicar para ver, o sistema irá listar todas os Remetentes e um botão para abrir a conversação. Se você acessar o módulo de Mensagens diretamente da página do amigo, irá diretamente para a página do Chat, como mostra a figura abaixo.

Mensagens

Essa página mostra as últimas mensagens enviadas pelas partes da conversa, um campo para digitar a mensagem com dois botões: Microfone e Imagem. Se você deseja enviar uma mensagem com apenas textos, basta digitar a mensagem e clicar no botão Enviar Mensagem. Se desejar enviar uma mensagem de voz, basta clicar no microfone, gravar a mensagem e, quando terminar, clicar no botão Stop (Parar). Se desejar incluir uma imagem na mensagem, basta clicar no botão de imagem e selecionar a imagem desejada no computador ou celular. Você pode, opcionalmente, incluir um texto junto com a mensagem de voz ou imagem.

Buscar:

Mensagens

O sistema de Busca permite fazer uma varredura no banco de dados à procura de alguém cadastrado. Apresenta duas formar de busca: Específica e busca Filtrada. Na Específica, o sistema busca pelo Nome de acordo com o que você vai digitando na caixa de busca, sistema semelhante à busca que você conhece muito bem do Google.

Mensagens

A busca Filtrada oferece opções de selecionar os registros. São opções de Preferências com relação ao Sexo e a opção de Localização que permite você ver apenas registros de sua cidade ou mais filtradas ainda pelo Bairro.

Em ambas as formas de busca o resultado é o mesmo. A relação dos registros correspondentes com a Foto do Usuário e o Nome, além do botão para visitar a Linha de Tempo do Usuário. Se clicar no Nome, uma janelinha se abre com os dados principais do usuário.

Comunidade:

Comunidade

A minha Comunidade relaciona todos que fazem parte da Minha Rede com o Botão Ver à direita do nome. Ao clicar nesse botão você será redirecionado para a Linha de Tempo do seu contato. Como você é um Visitante, todos os itens do menu estarão inativos, exceto o item Home. E, no topo da página serã apresentados dois botões: Voltar, para você retornar à lista de seguidores e o botão Mensagem para você enviar uma mensagem ou continuar um diálogo.

Perfil:

Orfanato

A página do Perfil é onde você irá Personalizar a sua página. Nessa página você pode alterar a Foto do Perfil e o Painel da Capa que vai estilizar a página. As demais informações são importantes, para o caso da necessidade de entrar em contato ou ajudar a ser encontrado quando alguém lhe procurar. Além de duas Caixas de opções, o sistema enviar Notificações para o seu e-mail, quando alguém se manifestar em uma publicação sua ou lhe convidar para amizade.

Tomada de ações antes de chegar a essa página:

Imagens: procure preparar as imagens com as seguintes dimensões:
- Foto do Perfil:
Tipo de arquivo: .jpg ou .png
Dimensões: 160px de largura por 160px de altura. Porém, se for maior que o aconselhado, será redimensionada pelo sistema, contanto que possua a largura igual à altura;
- Painel da Capa:
Tipo de arquivo: .jpg ou .png
Dimensões: 992px de largura por 200px de altura. Porém, se for maior que o aconselhado, será redimensionada pelo sistema, contanto que possua a largura e altura proporcionais ao padrão.
Credenciais de Acesso: Os dados de acesso ao sistema podem ser alterados sempre que desejar. Mudou o e-mail? Sem problemas. Basta informar o novo e-mail no campo do formulário que o mesmo será alterado. Porém, para alterar a Senha clique na opção do Menu destinado à esse fim. Lembrando que, caso você tenha optado por usar Cookies para fazer login automático, essa opção será desativada se você alterar as suas Credenciais.